Já que essa foi a semana dos saltos mais radicais de todos os tempos, o Heliski não poderia ficar de fora. Você já conhece esse esporte bem gelado?
A paixão pelo frio e pela neve não se resume só em esquiar nas pistas comuns para esquiadores experientes. O desejo de liberdade e solidão também acompanha esses atletas pelo mundo. Já pensou em fazer um passeio de helicóptero e parar em um pico de uma montanha a 4.500 metros de altura com apenas um par de esqui? Pois é, muitas pessoas se aventuram nesse esporte que surgiu em 1963, através do canadense Hans Gmoser.

Fonte: Justin McCarty
Em alguns lugares é possível encontrar pistas com mais de 1.500 metros com descida vertical, como na Estação Riksgransen, na Suécia. O local fica a apenas 200 quilômetros do Círculo Polar Ártico e é considerado como um dos mais radicais. Não são todas as estações que possibilitam essa modalidade, que inclusive é proibida em alguns países. Além de ser bem radical, a modalidade também é cara. Mas estar no meio das nuvens, se sentir mais próximo do céu e possuir uma incrível sensação de liberdade pode fazer valer a pena.
Como em todo o esporte radical, esse também pode trazer muitos riscos, como o de avalanches, por isso os atletas que se encorajam a enfrentar essa experiência precisam levar consigo equipamentos de salvamento, além de precisar passar por cursos de sobrevivência. É preciso estar muito preparado para o frio no topo das montanhas também.
Foto de Capa: Reprodução Whistlerplatinum