Além de fazer bem para a saúde, a corrida pode tirar você do sedentarismo. Dar os primeiros passos nesse esporte pode significar uma grande mudança de vida. A modalidade pode trazer muitos benefícios para a saúde, como melhora do condicionamento físico, combate a insônia, controle do colesterol, fortalecimento dos músculos e queima de calorias, além de deixar o praticante mais disposto.
O hormônio do bem-estar, a endorfina, é ativado com a prática da corrida. Algumas pessoas optam por esse esporte pois não gostam do ambiente da academia e conseguem praticar a modalidade a céu aberto. Após a decisão de começar os treinos, é preciso ter alguns cuidados. Sair correndo sem indicações e sem ter um preparo físico pode ser prejudicial à saúde, pois pode causar lesões. É preciso realizar exames para descobrir como anda a sua saúde, cuidar da alimentação para ter a energia correta e consultar um profissional para indicar a melhor técnica de acordo com as suas possibilidades.

Foto: Divulgação Zoom
Antes de mais nada, é preciso saber que a disciplina é um dos itens indispensáveis na nossa lista. Sem ela não haverá progressos e nem bons resultados. Trouxemos uma lista com itens que não podem ficar de fora dos seus treinos. O número 1 da lista é fundamental, pois sem ele, não será possível praticar o esporte:
Escolher um calçado adequado
É preciso escolher o tênis certo para a corrida e não o mais bonito, ou mais caro. Opte por modelos leves, com solados macios e que proporcionem estabilidade no impacto. Essa escolha pode ajudar você a se livrar de lesões e também a não desistir do esporte.
Praticar o alongamento
Esse item é tão fundamental quanto o anterior. É preciso se alongar antes e depois dos treinos para evitar lesões e melhorar a mobilidade durante o exercício. Os alongamentos podem ser feitos em qualquer lugar, então não crie desculpas.
Conhecer as suas limitações
É preciso conhecer o seu próprio corpo, suas limitações para não ultrapassar os limites. Não adianta exagerar no tempo e intensidade da corrida nas primeiras vezes, pois o exagero poderá tirar você do esporte. Além de causar fadigas e lesões, o excesso pode ser prejudicial à saúde. É preciso começar devagar, e respeitando o condicionamento físico. Não tenha pressa.
Fortalecer os músculos
A corrida ativa alguns dos músculos mais importantes do nosso corpo e, para que eles não fiquem prejudicados, é preciso ter cuidado. Optar pela musculação aliada a corrida pode ser uma boa opção.
Montar treinos intercalados
Aqueles que acham que começar a praticar corrida é sair correndo na rua como se não houvesse amanhã se enganaram. É preciso treinar sério e aumentar a resistência. O ideal é iniciar com caminhadas, depois caminhadas mais rápidas, com maior intensidade. Intercalar trotes com caminhadas também é uma boa opção que pode ajudar bastante no desempenho. Aos poucos o tempo de trote pode ir aumentando e o de caminhada diminuindo, até excluir totalmente a caminhada. Depois dessa fase, comece a aumentar gradativamente a velocidade do trote até o seu corpo se acostumar com a corrida.
Organizar uma rotina
Quando o assunto é atividade física e esporte, é preciso ter organização. A dica é criar um cronograma e treinar, pelo menos, três vezes por semana. Dessa forma o corpo começa a se acostumar com o estímulo e começam a aparecer os resultados. O tempo da prática pode ser baixo. 15 minutos no início já farão a diferença.
Foto de Capa: Divulgação O Caminhense