O Palmeiras acabou de anunciar a contratação do jogador japonês Daiju Sasaki, ex-Vissel Kobe onde atuava com o ídolo do Barcelona e campeão do mundo Iniesta. O meia-atacante de 18 anos chega, inicialmente, para treinar nas categorias de base do clube e aos poucos, fazer a transição para o futebol profissional. O jogador também defende a seleção japonesa sub-21.

Foto: Vissel Kobe
Poucos se lembram, mas essa não é a primeira vez que um jogador asiático defende as cores de um clube brasileiro. Se liga na lista dos atletas orientais abaixo. Lembra deles no seu clube do coração, torcedor?
1 – Musashi Mizushima – Japonês: o meia chegou no Brasil ainda na adolescência para realizar o sonho de se tornar jogador de futebol, algo que era uma realidade distante no Japão. Mizushima iniciou sua trajetória nas categorias de base do São Paulo, mas por falta de oportunidade na equipe principal, sua estreia entre os profissionais aconteceu apenas no São Bento, de Sorocaba. O japonês também passou por Santos e Portuguesa, antes de retornar ao seu país de origem.

Foto: Divulgação
2 – Masakiyo Maezono – Japonês: indicado por Emerson Leão, o meia-atacante chegou ao Santos em 1998 e marcou logo em sua primeira partida. Porém, recebeu apenas outras quatro oportunidades no clube antes de se transferir para o Goiás, equipe em que não realizou nenhuma partida. Maezono era jogador da seleção japonesa que derrotou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996.

Foto: Reprodução
3 – Tomo Sugawara – Japonês: o volante foi outro nome que chegou na Vila Belmiro a pedido de Emerson Leão, que já havia treinado o jogador no Verdy Kawazaki, do Japão. Com um gol em quatro partidas, Sugawara não deixou saudades no torcedor santista. O jogador atuou profissionalmente até 2011.

Foto: Reprodução
4 – Kazu Miura – Japonês: um dos maiores ídolos do futebol japonês. Chegou no Brasil aos 15 anos para realizar o sonho de se tornar jogador de futebol e passou por grandes clubes como Santos, Palmeiras e Coritiba. Pela seleção, foram 91 jogos e 56 gols marcados. Aos 51 anos, Kazu defende o Yokohama FC. Ele entrou para a história do futebol por ser o jogador mais velho a disputar uma partida e também por fazer um gol por uma equipe profissional.

Foto: Reprodução
5 – Zizao – Chinês: Chen Zhi Zhao Tin, mais conhecido como Zizao, foi o primeiro chinês a atuar com a camisa do Corinthians. O principal objetivo da negociação foi expandir a popularidade do clube em outros continentes. Hoje ele está com 30 anos e joga no Guangzhou R&F. O jogador atuou cinco vezes com a camisa alvinegra e mesmo com pouco tempo, acabou conquistando a simpatia do torcedor corintiano.

Foto: Lancepress
Foto de Capa: Reprodução