Vai começar a Copa São Paulo, principal competição de base do país. O Campeonato abre o calendário esportivo nesta quarta-feira (2).
O torneio chega à edição de número 50 e terá 128 times, divididos em 32 grupos e em 30 sedes. O Flamengo é o atual campeão. O Corinthians, o maior vencedor com dez títulos, estreia contra o Capital, às 21h30, em Itu.
Na Copa São Paulo, os dois primeiros colocados de cada grupo classificam para a próxima fase, Depois é jogo único no sistema mata. A final acontece no dia 25 de Janeiro, aniversário da cidade, no Pacaembu.
A Copinha, como é conhecida, iniciou a carreira de sucesso de muitos jogadores que atualmente são destaque na Seleção Brasileira ou na Europa:
Neymar (PSG) jogou pelo Santos em 2009, Marquinhos (PSG) defendeu o Corinthians em 2012, Gabriel Jesus (Manchester City) jogou pelo Palmeiras em 2015, Kaká defendeu o São Paulo em 2001, Casemiro (Real Madrid) jogou pelo São Paulo em 2010 e tantos outros craques.
Quatro jogos abrem a competição nesta quarta-feira:
17h15: Paulista x Red Bull Brasil
19h15: Ituano x Sinop-MT
19h15: Vila Nova x Porto-PE
21h30: Corinthians x Capital-TO

Foto: Divulgação FPF
COMO SURGIU A COPA SÃO PAULO
A Copa São Paulo surgiu em 1969. A cidade completava 415 anos e foi criado um campeonato para coroar os vencedores em 25 de janeiro.
Porém, os grandes clubes não quiseram mandar seus times profissionais, pois estavam de férias. Assim, então, o convite foi para as equipes juvenis.
A primeira final no Pacaembu foi em 1972. Já são 33 finais lá. Outros estádios também receberam a decisão: Canindé (cinco vezes), Parque São Jorge (duas vezes), Morumbi (duas vezes), Palestra Itália (uma final) e Nicolau Alayon (uma final). Em 1988 a decisão aconteceu no no estádio da USP.
Foto de capa: Divulgação