Desafiar a vida pode ser um dos fatores que levam centenas de homens e mulheres a encarar ondas gigantes, além do amor pelo esporte. Nazaré, em Portugal atrai turistas de todo o mundo para conhecer sua famosa onda gigante. A fama da cidade já correu muitos países devido às ondas, que podem chegar a 30 metros de altura.
A onda de Nazaré já entrou para o Livro dos Recordes em 2011, quando foi surfada pelo surfista Garrett Macnamara, com 23,8 metros. Depois disso, muitos outros surfistas têm tentado bater o recorde.

Fonte: Great Escape Portugal
Mavericks, na Califórnia, também é berço do surf e por isso abriga ondas que podem passar de 20 metros de altura. As águas não ultrapassam os 15 graus e há muitas pedras no fundo do mar.
Dungeons, na África do Sul, fica próximo à Cidade do Cabo, na costa atlântica. Lá também se encontra uma das maiores ondas do mundo. O “spot” de Dungeons pode chegar aos 14 metros de altura. Além das águas geladas, o local é conhecido pela presença dos tubarões brancos.
Outra praia famosa pelas ondas gigantes é Teahupo’o, Taiti, Polinésia Francesa. Ela é considerada uma das ondas mais perigosas do mundo. Algumas ondas podem passar dos 10 metros de altura. É famosa também pelos tubos que forma devido a sua profundidade.
O Hawai também é um dos destinos mais procurados dos surfistas, além de abrigar uma das ondas mais perigosas. As ondas tubulares podem ultrapassar os seis metros de altura. Assim como o Hawai, Uluwatu, Bali, na Indonésia, também registra ondas que ultrapassam os seis metros de altura.
Foto: Carlos Barroso e Lusa
Além de Portugal, na Europa também existem outras praias queridinhas dos surfistas. A praia de Bundoran, Donegal, na Irlanda é uma delas. Além das águas frias, o local já recebeu três campeonatos de surf. As ondas podem chegar a 5,5 metros de altura.
A França também não fica de fora da lista, com duas praias famosas pelas ondas. Hossegor é conhecida como “capital europeia do surf” e fica localizada no sudoeste da França. Suas ondas podem chegar a 4,5 metros de altura. Outra praia famosa por lá é Belharra, que já registrou ondas de 15 metros de altura.
Foto de Capa: Brasilturis