Pensando em comprar um carro em 2018? Certifique-se de reservar algum tempo para planejar essa grande compra. Depois de uma casa, um carro é tipicamente a segunda compra mais cara que alguém faz – e escolher um veículo novo não é exatamente uma decisão simples: para tomá-la, você precisa pensar bastante e se planejar. Siga estas dicas para comprar um carro e ter certeza que vai obter um veículo possível de pagar e, é claro, de qualidade.
COMPRAR UM CARRO É NECESSÁRIO?
Comprar um carro está entre os maiores sonhos de consumo de algumas pessoas, isso é um fato. Mas, qual a sua real necessidade de investir em um veículo? Além disso, você também deve avaliar a urgência da compra. Você realmente precisa de um? E, se a resposta for sim, precisa de um carro agora? Se você está nesta matéria, a sua resposta para ambas as perguntas provavelmente é “sim”. Então, vamos para as próximas dicas!
ESTIPULE UM LIMITE PARA O VALOR
Para não se enrolar, você precisa ter foco na hora de comprar um carro. Nem todo carro é para você, e nem todo carro se encaixará neste momento da sua vida. Por isso, estipule um valor máximo – e real – que você pode gastar com o investimento. O ideal, nesse cenário, é listar o que você acha importante ter no carro e qual o valor máximo que pretende pagar por isso. Dessa forma, você limita as opções e dá prioridade ao que de fato lhe interessa.
TENTE NÃO FINANCIAR O VALOR
Na hora de comprar um carro, tente não financiar o valor total do veículo, afinal, fazer isso é praticamente dar um tiro no pé. No fim das contas, você acaba pagando o valor de uns 3 carros. Por isso, o correto é de uma entrada de 30% ou mais, reduzindo o valor do financiamento.
CONTABILIZE TODOS OS GASTOS POSSÍVEIS
Você precisa planejar todos os gastos futuros: se você financiou o veículo, precisa ter em mente a projeção do valor das parcelas, o gasto mensal de combustível, IPVA, seguro, manutenções preventivas e outros gastos fáceis de serem esquecidos. Por isso, antes de comprar um carro você precisa orçar os gastos futuros (fixos ou não). Dessa forma, você vai conseguir visualizar qual será o impacto da compra do carro na sua saúde financeira.

Foto: Divulgação
TENHA PACIÊNCIA E PESQUISE
Antes de sair fechando a compra na primeira concessionária, tenha paciência e pesquise mais. Pesquisar antes da compra pode render uma boa economia. Outra dica importante: não se limite. Vá além da sua cidade. Hoje é possível encontrar uma diferença de até 40% no valor de um veículo ao pesquisar o preço do mesmo carro em outras cidades. Também vale a pena, inclusive, pechinchar. Você pode não conseguir um desconto muito grande, mas pode garantir um aparelho de som ou outro “presente”. Escolha alguém de confiança para avaliar o carro.
TENHA ALGUÉM DE CONFIANÇA PARA TESTAR O CARRO
Você pode ser durão e achar que sabe tudo de carro – e, na verdade, pode até saber muita coisa. Mas, mesmo assim, é sempre bom ter alguém de confiança para avaliar o carro antes de você comprá-lo. Se você vai comprar um carro usado, por exemplo, tenha alguém que possa lhe dar um parecer sincero sobre o veículo. Um mecânico de confiança, por exemplo, é quase sagrado.
VISITE LOJAS NO FIM DO MÊS
Os vendedores costumam ser mais flexíveis na negociação no fim do mês para poder bater a meta de vendas. Muitas das tabelas de valores sugeridos pelas marcas também mudam no começo do mês, viu? O que (geralmente) significa aumento no preço.
NÃO ACEITE A PRIMEIRA OFERTA DE FINANCIAMENTO
O financiamento funciona como um empréstimo feito com um banco. Porém, ele tem um objetivo determinado – no caso, comprar um carro. Não há uma taxa única, então a dica é pesquisar quais bancos têm as melhores condições. Essas taxas podem variar de próximas a zero a mais de 10% do valor do veículo. Recentemente, entrou em vigor a lei que permite mudar de banco durante o financiamento para aproveitar taxas mais baixas. Então, negocie mesmo depois de fechar o negócio.
Esperamos que com essas dicas, você consiga fazer uma boa compra!
Foto de Capa: Divulgação