O jornal espanhol As fez uma lista de jogadores que surgiram com grande potencial, mas não confirmaram a expectativa. Entre os nomes, estão quatro brasileiros: Robinho, Anderson, Adriano e Alexandre Pato. Abaixo vamos ver os principais:
Freddy Adu
O jogador surgiu no Mundial sub-20 de 2003, quando tinha apenas 14 anos. Porém, passou por vários clubes e nunca despontou no futebol.
Alexandre Pato
Após um inicio arrasador no Internacional, Pato teve dois bons primeiros anos no Milan, mas aos poucos caiu de nível e não “explodiu”.
Robinho
Surgido no Santos com status de craque, Robinho não rendeu o esperado pelos torcedores do Real Madrid. No Manchester City e no Milan também ficou uma eterna promessa.

Foto: Claudio Villa / Getty Images Europe
Adriano
O atacante despontou como um dos melhores da posição. Ele tinha força, aptidão para o gol, mas uma vida ruim fora dos campos, fez Adriano ficar como uma eterna promessa.
Yoann Gourcuff
No início da carreira, ele era apelidado de “Petit” ou “Zizou”, mas apesar disso nunca chegou a nem perto do potencial do astro do Real Madrid. A sua carreira nunca decolou e nunca atingiu o nível esperado.
Royston Drenthe
O surgimento foi interessante, mas já até abandonou o futebol profissional para se dedicar a uma carreira como rapper. O Real Madrid contratou a revelação do Feyenoord. O clube se impressionou com as atuações do jogador na Eurocopa sub-21 de 2007.
Sebastian Giovinco
Atacante com habilidade e velocidade. Na Juventus, subiu para o time profissional a temporada 2006-2007. Suas grandes atuações e jogadas de extrema categoria, lhe renderam comparações com o craque Del Piero. Porém, nunca despontou.
Anderson
Chegou a ganhar a Bola de Ouro no Mundial sub-17 de 2007 e teve um início de carreira promissor. No Porto foi o primeiro desafio na Europa. Depois no Manchester United, dificuldades de adaptação e pouco rendimento.
Bojan
Tratado como estrela na base do Barcelona, tornou-se o jogador mais jovem da história do clube a estrear no Espanhol e vestiu a camisa da seleção espanhola com 18 anos. Porém, toda expectativa não foi confirmada.
Federico Macheda
Chegou ao Manchester United aos 16 anos. O italiano marcou na estreia e também no primeiro clássico, contra o Chelsea. E só. Posteriormente, foi emprestado e não vingou. Em 2014, foi liberado pelo Manchester.
Foto de Capa: Internazionale FC