O fisiculturismo é uma modalidade que exercita e desenvolve os músculos do corpo. Quem pratica é chamado como fisiculturista (bodybuilder). As apresentações são coletivas ou individuais para comparar critérios como volume, simetria, proporção e definição muscular.
O gaúcho da cidade de Pelotas, Anderson Rodrigues Pinto, 19 anos, possui uma rotina dedicada ao esporte. Com disciplina e foco, ele busca evoluir a cada dia e chegar ao topo.
“Meu sonho é ser um atleta PRO (profissional) e, assim, poder estar entre os melhores. Além disso quero poder viver do esporte”, afirmou o jovem.
A modalidade é muito conhecida nos Estados Unidos, mas também chega forte ao Brasil. Anderson começou no esporte aos 13 anos.
“Ser fisiculturista significa ir além do que você foi feito para suportar, ou seja, é não ter limites. Sempre batalhar para ficar melhor a cada competição, trabalhar duro para melhorar seus pontos falhos e atingir sempre o seu melhor”, completou.
Nome completo: Anderson Rodrigues Pinto
Idade: 19 anos
Peso: atualmente 80 kg (3 semanas da competição) a meta é chegar nos 75kg para este campeonato.
Altura: 1,68cm

Foto: Arquivo Pessoal
Entrevista
Por que começou no fisiculturismo?
Comecei a treinar com a intenção de ganhar um pouco de massa muscular. Até o dia que um proprietário/personal trainer de uma academia apresentou a ideia de me preparar para competir. Fui por curiosidade e me apaixonei pelo esporte. Hoje levo comigo esse estilo de vida.
Como é a preparação diária? Alimentação e treinos…
A rotina diária é bem diferente de uma pessoa considerada normal. Temos uma restrição alimentar, quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras tudo calculadas. É feito um planejamento de alimentação e treinamento específico para cada fase da preparação e precisa ser levado a sério 24h por dia. Quem monta minha preparação é o meu treinador, Dereck Bubols, que também é um Bodybuilder (fisiculturista).
Qual o limite de um fisiculturista?
Ser fisiculturista significa ir além do que você foi feito para suportar, é não ter limites, sempre batalhar para ficar melhor a cada competição, trabalhar duro para melhorar seus pontos falhos e atingir sempre o seu melhor.
Como está o desenvolvimento do esporte no país?
O esporte tem se desenvolvido muito no país, cada vez mais ganhando espaço, não se compara aos EUA, onde os atletas são realmente reconhecidos, mas tem melhorado consideravelmente.
Qual o teu sonho?
Meu sonho é ser um atleta PRO(profissional), Estar entre os melhores e viver do esporte.
Quem mais te incentiva?
Hoje o meu maior incentivo posso dizer que são as pessoas que eu consigo motivar através da minha dedicação no esporte. Minha namorada, hoje é uma das pessoas que mais me incentiva a ir atrás dos meus sonhos, sempre me motivando e ajudando. Ela está sendo fundamental nesta minha preparação. Sou muito grato por ter ela ao meu lado.
Quais títulos já conquistados?
Tenho 10 competições em meu currículo.
Os meus títulos mais importantes foram:
Top1 Estreantes IFBB 2016 – CAT. SUB JÚNIOR
Top1 Estadual(Gaúcho IFBB) 2016– CAT. SUB JÚNIOR
Top3 Estadual(Gaúcho IFBB) 2017 – CAT. JÚNIOR
Top3 Estadual (Gaúcho IFBB) 2017 – CAT. SÊNIOR ATÉ 70KG
Qual o próximo campeonato?
Meu próximo campeonato é dia 15 de setembro, MISS E MISTER IFBB PRO LEAGUE.
Foto de capa: Arquivo Pessoal