O Freestyle Motocross é uma variação do motocross tradicional. A nova modalidade chegou ao Brasil em 1999 na Arena Cross. Esse esporte traz uma apresentação dos pilotos com manobras radicais e saltos. Além de ser relativamente nova, a modalidade está reunindo cada vez mais fãs e adeptos.
Mas não é tão simples começar a praticar o esporte. É preciso iniciar os treinos com uma bicicleta, até conseguir ter domínio total, para depois, passar para uma moto de 50 cilindradas. A evolução se dá aos poucos e, gradativamente, o piloto vai evoluindo na pista e com as manobras.

Foto: Divulgação Motocross Transworld
Em 2003, com a grande evolução do esporte, iniciaram os campeonatos no Brasil. As competições são avaliadas por jurados que julgam as apresentações, saltos e manobras acrobáticas. A pontuação é dada de acordo com a dificuldade do movimento e a melhor utilização da pista.
O esporte é muito perigoso, e uma queda pode ser fatal. É preciso pensar em todos os detalhes de uma manobra, desde o salto, velocidade, altura e, até mesmo, a queda. Vale lembrar que, quanto mais alto o salto, mais alta será a queda. Por estas questões, o piloto de freestyle motocross deve estar preparado fisicamente e usar os equipamentos adequados. Por utilizarem muito os braços, ombros e pernas, os competidores devem ter um nível elevado de preparo físico.

Foto: Divulgação Motorcycle Vídeos
Para a prática do esporte é preciso sempre utilizar capacete, colete, botas, joelheiras, luvas, calça com proteção, protetor de coluna, camisa, protetor de pescoço, protetor de nariz e óculos.
Foto Capa: Divlgação U2know