O Highline é uma variação do Slackline. O slackline é um esporte que pratica o equilíbrio sobre uma fita elástica presa em dois pontos. Os praticantes desse esporte fazem ainda manobras sobre a fita. Desse esporte surgiram algumas variações, como o Waterline, onde os praticantes utilizam a fita sobre água, o Highline que é praticado nas alturas, Trickline apenas para manobras e o Longline, para praticantes que querem desafiar a distância e caminhar por mais de 40 metros.
A variação Highline é uma das mais perigosas, pois pode ser muito desafiadora devido à altura. Só é considerado highline se a fita estiver presa a mais de 10 metros de altura. Muitos atletas utilizam a fita entre formações rochosas, canyons, montanhas e prédios. A técnica principal surgiu no final de 1970, nos Estados Unidos. Os adeptos da escalada começaram a prática nos dias livres para favorecer o equilíbrio e foco. As Torres Gêmease também o Canyon Eldorado já foram cenário para os atletas.

FOTO: Lukas Auer
Para praticar o esporte, é preciso começar com uma altura bem baixa, próxima ao chão, até conseguir realizar manobras com equilíbrio. Não basta apenas conseguir atravessar a fita de um lado a outro, é preciso conhecer todas as fases do esporte, como a montagem. Principalmente no highline é preciso ter muita atenção com a fixação da fita, pois uma queda pode ser fatal. Alguns atletas realizam a travessia com equipamento de proteção preso a fita, mas outros, atravessam apenas com a coragem do lado.
- O highline mais longo foi feito nos EUA, com 215 metros, por Jerry Misewski.
- O highline mais longo feito sem proteção de segurança foi realizado por Andy Lewis, em 55 metros.
- O mais alto foi feito a 1000 metros de altura, por Christian Schou, na Noruega.
- Já em áreas urbanas, o mais alto foi feito a 185 metros do chão por Reinhard Kleindl.
Foto de Capa: Stephany Raiol