A rainha Hortência foi eleita a melhor jogadora de todos os tempos dos Mundiais Femininos de Basquete. A votação foi aberta ao público e organizada pela FIBA (Federação Internacional Basquete) teve 85% para a brasileira. A segunda mais votada foi a australiana Lauren Jackson.
“Estou muito feliz. Depois de 24 anos fora das quadras, ainda ser reconhecida. Principalmente pelo povo brasileiro, que se mobilizou e torceu por mim. Só tenho que agradecer a todos e dizer que, nossa. Nem sei o que dizer”, afirmou Hortência nas redes sociais. A eleição foi realizada no site oficial da FIBA.
Em 1994, Hortência foi campeã mundial na Austrália. O título aconteceu após vencer a China na final e ganhar dos Estados Unidos na fase semifinal por 110 a 107.

Foto: Repórter União dos Palmares
Ao todo foram cinco mundiais, e ela foi cestinha em quatro. Além disso, está presente no Hall da Fama da FIBA.
Hortência é a maior pontuadora da história da seleção brasileira com 3.190 pontos em 127 jogos. Nas Olimpíadas de Atlanta, Hortência conquistou a medalha de prata. Aos 17 anos, no Pan-Americano Juvenil de Nevada, nos Estados Unidos, em 1976, ela defendeu a seleção pela primeira vez.
Na eleição, a brasileira concorreu com as norte-americanas Diana Taurasi, Lisa Leslie, Maya Moore e Sue Bird; as australianas Lauren Jackson e Penny Taylor, a tcheca Hana Horakova e a russa Elena Baranova.
Foto de Capa: http://basquete.ig.com.br