Após a eliminação na primeira fase na Copa do Mundo no Brasil e nas oitavas de final na Rússia, a Espanha busca a recuperação.
Para isso, acertou a contratação do técnico Luis Enrique, que foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (19), com contrato de dois anos.
“É preciso respeitar o que os outros treinadores fizeram, mas há muitas mudanças táticas que podem ser feitas. No nível tático, há muitas coisas para melhorar”, afirmou o treinador.
A Espanha chegou como uma das favoritas ao Mundial deste ano, respaldada pelos resultados: 28 pontos em 30 possíveis nas eliminatórias e uma série de 20 jogos seguidos fazendo pelo menos um gol. No entanto, com a demissão de Lopetegui às vésperas do Mundial e o baixo desempenho na Rússia, a Espanha agora aposta suas fichas em Luis Enrique.
O treinador, que estava sem clube desde que deixou o Barcelona após a temporada 2016-17, acredita que pode reverter a situação.
“Temos uma seleção de alto nível, com jogadores com um futuro esperançoso. Seguiremos sendo protagonistas com a bola, mas dando nuances e melhorando as coisas. Os últimos resultados não foram bons. Não vamos fazer uma revolução, mas vai haver uma evolução. Tentaremos ser os mais justos possíveis”, destacou.

Luis Enrique Foto: Reuters
CARREIRA
Após a aposentadoria dos gramados como jogador no próprio Barcelona em 2004, Luis Enrique iniciou sua carreira como técnico no time B do Barça, onde ficou até 2011.
Posteriormente, teve o desafio na Roma. O treinador teve os primeiros insucessos como a eliminação para o Slovan Bratislava, da Eslováquia, na Liga Europa; eliminação nas quartas de final da Copa da Itália por 3 a 0 para a Juventus e uma campanha tímida no Campeonato Italiano, em que terminou na sétima colocação. Com os maus resultados, Luis Enrique entregou o cargo ao fim da temporada.
Em 2013, foi treinar o Celta até retornar ao Camp Nou. No Barça, Luis Enrique ganhou nove títulos (dois nacionais, uma Champions, três Copas da Espanha, uma Supercopa da Espanha, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes).
O profissional de 48 anos é natural de Gijón. Como jogador, atuou por Sporting Gijón, Real Madrid e Barcelona. Pela seleção espanhola, disputou três Copas (1994, 1998 e 2002) e conquistou a medalha de ouro olímpica em 1992.
Luis Enrique estava sem clube desde sua saída do Barcelona em julho de 2017.
Foto de capa: Susana Vera / Reuters