Os brasileiros que gostam de neve precisam se dirigir a outros países quando o assunto é esqui. Apesar de nevar em algumas cidades no país, a quantidade de neve não é muita e os dias são raros. A realidade dos esportes gelados não se faz presente no país tropical. Ainda assim, é possível encontrar boas pistas para esquiar em locais próximos ao Brasil. O primeiro país da lista possibilita que os brasileiros vejam a neve sem ter que viajar para muito longe.
As pistas de Valle Nevado, no Chile, são bem famosas pelo mundo e ficam coladinhas com o Brasil. O Valle Nevado possui um dos principais resorts de esqui da América Latina e proporciona experiências que ficam na memória. Além da beleza do local, é possível encontrar pistas bem radicais. No total são 34 pistas que acolhem todos os tipos de pessoas. No local existem também praticantes de snowboard, asa delta, heliskiing e até parapente. A recomendação é de visitar as pistas entre junho e setembro.

Foto: Divulgação FuiGosteiContei
A Argentina também proporciona experiências na neve. Bariloche é muito procurada pelos jovens. A estação mais famosa por lá é a Cerro Catedral. No total são 53 pistas para diferentes níveis de aprendizagem. No local é possível encontrar outras atividades como snowboard, esquibunda, motos de neve, tobogã de neve, caminhadas e circuito de tubing. A recomendação é visitar de junho a setembro.

Foto: Divulgação SuaMelhorViagem
Os Estados Unidos também possuem fama de boas pistas de esqui. Em Aspen fica uma das mais famosas. Muitos famosos procuram o local durante o inverno e muitas capas de revistas já foram feitas lá. Inclusive um dos hotéis de esqui mais famosos fica lá. O The Little Nell, cinco estrelas, é o ponto de encontro de muitos esquiadores. O local é muito concorrido, é bom reservar com antecedência. São mais de 150 km em pistas.

Foto: Aspen Snowmass
A Europa não fica para trás, e a Suécia também possui uma pista muito concorrida, Are. O local reúne turistas de todo o mundo, principalmente os que curtem adrenalina. O local possui pistas para crianças, iniciantes e também para os mais radicais. É possível saltar de helicóptero no topo de uma das montanhas, andar de trenó com huskies siberianos e andar de tirolesa. Também é possível encontrar muitos bares e restaurantes por lá.

Foto: Jonas Kullman
Além da Suécia, a França também traz muitos turistas para a Europa devido a pista em Courchevel. São 311 pistas em um total de 10 mil hectares. Pertence ao grupo das cinco melhores estações do mundo. Algumas das pistas são temáticas para as crianças trazendo mais diversão no local. É possível passear de balão e saltar de helicópteros nas montanhas. O local também é conhecido por ser luxuoso devido aos seus hotéis e restaurantes.

Foto: Divulgação Viajes Elmundo
Ainda na Europa, a Suíça também está na lista. A estação de esqui Saint Moritz fica localizada nos Alpes Suíços e é a estação mais antiga de esportes no gelo. Ainda assim, é conhecida pela sua beleza e luxo. É indicada para os iniciantes e também para os mais experientes.

Foto: Divulgacao Peaktransfer
Passando para o outro lado do oceano, o Canadá também tem muitas opções. Fernie não é recomendada para os iniciantes no esporte. No total a estação possui cinco mil hectares e são consideradas muito perigosas. Em alguns locais a inclinação é de 40 graus. Já pensou em encarar?

Foto: Divulgacao Atlastrekking
O Alasca não poderia ficar de fora da nossa lista, não é mesmo?! A Estação Girdwood fica em um povoado de 2 mil habitantes. As práticas mais praticadas são snowboard e esqui. São seis teleféricos, duas esteiras e um bonde com capacidade para 60 pessoas, proporcionando uma vista para o oceano. O local, apesar de ser famoso, não é muito concorrido. A recomendação é visitar em março, pois é possível ter dias com luz solar de 12h.

Foto: Simon Evans
Foto de capa: Site Neve