Há um ano, Neymar chegava à França para defender o Paris Saint-Germain. No entanto, essa temporada no clube não foi das melhores.
O camisa 10 colocou o PSG em evidência – após custar 222 milhões de euros – mas não teve sucesso no momento de conquistar o grande objetivo, a Liga dos Campeões, e ainda se envolveu em polêmicas. Na primeira temporada pelo PSG, o brasileiro fez 28 gols em 30 jogos.
Neymar inicia uma nova temporada com novos objetivos, entre eles recuperar a imagem arranhada na Copa do Mundo.
Um ano, transação recorde, polêmica com Cavani, lágrimas, operação no Brasil. Fatos de Neymar em um ano no Paris Saint-Germain.
FATO 1: Transferência milionária
O início dessa trajetória aconteceu com a negociação recorde de 222 milhões de euros. A saída do Barcelona e a chegada ao PSG.
A oficialização da contratação pelo PSG ocorreu no dia 3 de agosto. Neymar chegou a receber mensagem de boas-vindas na Torre Eiffel.
FATO 2: Primeiro jogo em Paris
Neymar fez seu primeiro jogo contra o Guingamp,fora de casa. A estreia no Parque dos Príncipes aconteceu na vitória por 6 a 2 diante do Toulouse, dia 20 de agosto. Neste jogo, ele fez dois gols, deu duas assistências e sofreu pênalti batido por Edinson Cavani.

Foto: AFP / Franck Fife
FATO 3: Polêmica com Cavani
A primeira polêmica aconteceu no dia 17 de setembro, contra o Lyon. Pênalti para o PSG, Neymar pediu a bola para bater, mas Cavani, batedor do time, recusou e errou a cobrança.
Em seguida, ele marcou quatro gols contra o Dijon, na goleada por 8 a 0, porém foi vaiado pela torcida após se recusar a ceder uma cobrança de pênalti a Cavani, já que o uruguaio estava a um gol de se tornar o maior artilheiro da história do clube.
FATO 4: Expulsão no clássico
Durante o clássico diante do Olympique de Marselha, dia 22 de outubro, empate 2 a 2, Neymar perdeu o controle e caiu na provocação do argentino Lucas Ocampos, sendo expulso.
FATO 5: O choro e o desabafo
Em novembro, Neymar se manifestou após o amistoso do Brasil contra o Japão. Ele estava emocionado, com lágrimas nos olhos, e tentou diminuir os rumores sobre o relacionamento ruim com Cavani e o técnico Unai Emery. “Tudo está bem em Paris, sou muito feliz aqui”, disse.
FATO 6: Lesão no pé
O dia triste: 25 de fevereiro, mais um clássico contra o Marselle, e Neymar se machuca sozinho no tornozelo direito.
Além de uma torção no tornozelo direito, uma fratura no quinto metatarso do mesmo pé. O procedimento de melhoria seria no Brasil e fora dos gramados seis a oito semanas.
Neymar ficou fora da eliminação da equipe nas oitavas de final da Liga dos Campeões, no segundo jogo contra o Real Madrid, dia 6 de março em Paris.
FATO 7: Sai ou fica?
Neymar poderia ir para o Real Madrid. Porém, afirmou: “Fico, fico em Paris. Tenho contrato”. Assim, acabaram as especulações sobre a ida dele para substituir Cristiano Ronaldo no Real Madrid.
Foto de Capa: AFP/Phillipe Lopez