O mês de setembro é o mês do craque do tênis, Gustavo Kuerten. No dia 10 de setembro de 1976 nascia em Florianópolis, Santa Catarina, o tenista conhecido como Guga. O craque se consolidou ao longo da carreira como um dos maiores tenistas da história do tênis mundial.
Do anonimato à fama, Kuerten deixou o seu nome na história do esporte e colecionou títulos. A carreira do jogador teve início aos seis anos de idade, quando ingressou no tênis. Por incentivo do pai, Guga começou treinando com o professor Paulo Allebrandt. Aos 14 anos, trocou de técnico por Lerri Passos, que o acompanhou por 15 anos seguidos. Passos foi responsável por convencer a família de Guga que o craque tinha talento para ser profissional. Foi então que Kuerten começou a participar de torneios juniores, tanto no Brasil, como no exterior.

Foto: Divulgação Saidolugar
Em 1995 Guga tornou-se tenista profissional. Em 1996 ajudou o time brasileiro a derrotar a Áustria na Copa Davis e alcançar a primeira divisão da competição. Em 1997, com apenas 2 anos de jogador profissional, Kuerten foi considerado o jogador número dois do Brasil, atrás de Fernando Meligeni.
Entre 1997 e 2001, Guga reuniu mais de sete títulos, como o tricampeonato de Roland Garros. Até 2004 colecionou mais títulos e se consagrou. Mas neste mesmo ano iniciaram seus problemas de saúde. Guga conseguiu se manter nas quadras até 2008, ano em que se aposentou.
A trajetória do craque não parou por aí. Em 2014 foi considerado um dos “10 tenistas que transformaram a forma como o tênis é jogado” pela Revista Tênis. E em 2016 foi convidado especial na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão. Após 10 anos de sua aposentadoria, Guga continua na memória dos brasileiros e dos amantes do esporte pelo mundo.
Foto de Capa: Notícias ao Minuto