Julian Nagelsmann
31 anos e 58 dias. Assim, Julian Nagelsmann, técnico do Hoffenheim, torna-se o treinador mais novo da história da UEFA Champions League.
O jogo entre Shakhtar Donetsk e Hoffenheim, 2-2, pelo Grupo F da Liga dos Campeões já seria especial para Julian Nagelsmann por marcar a estreia do técnico na competição europeia, mas marcou também a entrada do alemão no livro de recordes da Champions.
Julian #Nagelsmann 💬
“We should’ve decided the game in the second half, but we lacked being able to attack from the back. We saw a very pure and proper game of football and I’m not disappointed with our performance..”#FCSDTSG pic.twitter.com/9sa6c7uEUv
— TSG Hoffenheim EN (@achtzehn99_en) 19 de setembro de 2018
Nagelsmann, nascido a 23 de julho de 1987, é um verdadeiro rookie na principal competição de clubes da UEFA, mas a estreia poderia ter sido mais cedo, até. Após o terceiro lugar na Bundesliga em 2016/2017, os Die Hoffe participaram na pré-eliminatória da Champions League, onde o jovem técnico defrontou o Liverpool de Jürgen Klopp. No primeiro jogo da eliminatória, na Alemanha, o Hoffenheim perdeu por 1-2 e no segundo jogo foi ainda pior, perdendo 4-2 em Anfield.
O time da região de Baden-Württemberg caiu para a Europa League, onde fez uma campanha dececionante. No grupo C, o time ficou em último lugar, atrás de Braga, Ludogorets e Basaksehir, vencendo apenas o time turco e empatando dois jogos, na Turquia e na receção aos búlgaros do Ludogorets.
A época passada, o Hoffenheim fez ainda melhor na liga alemã, terminando apenas atrás do crónico campeão Bayern e do Schalke 04, terminando à frente de clubes históricos como Dortmund e Leverkusen, e conseguindo o apuramento direto para a fase de grupos onde, para além do Shakhtar, tem a companhia do Olympique Lyonnais e o colosso Manchester City FC.
Nagelsmann é um dos treinadores com mais futuro no futebol europeu e assumiu o clube em fevereiro de 2016, após o experiente técnico Huub Stevens ter abandonado o Hoffenheim com problemas de saúde. Naquele momento, o time era a vice-lanterna do Campeonato Alemão. O jovem foi efetivado vindo do time sub-19 do Hoffe e comandou uma grande mudança no time. Além da equipe escapar do rebaixamento na temporada 2015/2016, começando aí a história que tem tudo para estar ainda no começo.
❗️ 2. SPIELTAG
Der Termin der PK mit Julian Nagelsmann vor unserem Heimspiel gegen den @scfreiburg:
⏱️ Donnerstag, 11.30 Uhr
🎥 LIVE auf @YouTube & @facebook pic.twitter.com/JZWZFmF2a3— TSG Hoffenheim (@tsghoffenheim) 28 de agosto de 2018
Com o jogo frente ao Shakhtar, Nagelsmann ultrapassou, entre outros, um técnico brasileiro. Sabe quem? Ricardo Gomes; mas ainda há outro treinador mais novo…
Viktor Goncharenko

Fonte: SAMUEL KUBANI/AFP/Getty Images)
Viktor Goncharenko, na altura treinador do BATE Borisov, estreiou-se na competição em 17 de setembro de 2008, na altura com 31 anos e 99 dias, com uma derrota por 2-0 frente ao Real Madrid. O atual técnico do CSKA de Moscou, era o dono do título de mais novo de sempre há mais de 10 anos, e tirou o lugar a Ricardo Gomes.
Ricardo Gomes

Fonte: Matthew Ashton/EMPICS via Getty Images)
O brasileiro, agora técnico do Bordeaux, fez a sua primeira aparição na Champions há mais de vinte anos e, curiosamente, também no dia 17 de setembro. Foi em 1997, num Paris Saint-Germain – IFK Gotemburgo em que os franceses venceram por 3-0. O antigo internacional brasileiro tinha 32 anos e 278 dias.
Domenico Tedesco

Fonte: AP Photo/Martin Meissner
O top-5 de treinadores mais novos tem ainda o técnico do Schalke 04, Domenico Tedesco, com 33 anos e 6 dias, que fez o primeiro jogo na competição na terça-feira passada, dia 18 de setembro, frente ao FC Porto.
André Villas-Boas

Fonte: Stephen Pond – EMPICS/PA Images via Getty Images)
Curiosamente, o último lugar do top é um antigo técnico do FC Porto, o português André Villas-Boas, que tinha 33 anos e 331 dias na sua estreia pelo Chelsea. Foi a 13 de setembro de 2011, num jogo em Stamford Bridge frente ao Bayer Leverkusen. Villas-Boas é, também, o técnico mais jovem de sempre a conquistar uma competição da UEFA, tendo vencido a Liga Europa, em 2011, num Porto – Braga; tinha então 33 anos e 213 dias.
Foto de Capa: TSG Hoffenheim