O esporte é capaz de proporcionar grandes histórias. Son Heung-Min, jogador do Tottenham, de 26 anos, precisava ganhar o título dos Jogos Asiáticos para escapar do serviço militar sul-coreano.
E na decisão entre Coreia do Sul e Japão, no Estádio Pakanansari Bogor, na Indonésia, os sul-coreanos venceram por 2 a 1. No tempo normal 0 a 0 e isso levou partida para a prorrogação. No primeiro tempo, Lee Seungwoo e Hwang Hee-Chan fizeram para a Coreia (os gols tiveram assistência de Son). O Japão descontou com Ueda. Mais do que uma vitória dentro de campo, foi a vitória na batalha pessoal de Son.
Antes de chegar à decisão, a Coreia do Sul passou em segundo lugar no Grupo E na primeira fase, ficando atrás apenas da Malásia. Derrotou o Irã nas oitavas, passou pelo Uzbequistão nas quartas (4 a 3) e deixou para trás o Vietnã nas semifinais.
Se fosse obrigado a servir ao exército, o atacante perderia as temporadas 2019-20 e 2020-21.

Foto: Reuters
Alistamento militar na Coreia do Sul
Os homens na Coreia do Sul possuem uma exigência de servir ao exército durante dois anos. O alistamento acontece até os 27 anos, idade que Son completará em 2019.
No entanto, essa exigência pode ser alterada para jogadores de futebol, caso entrem para história do esporte do país, com o título dos Jogos Asiáticos ou ficar entre os três primeiros na Copa do Mundo ou Olimpíadas.
Son viveu um drama pessoal, pois os Jogos Asiáticos eram a última oportunidade para obter a dispensa militar. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio o jogador estaria com 28 anos.
Foto de capa: Catherine Ivill/Getty Images