O clima esfriou no Brasil, sobretudo nas regiões sul e sudeste. No entanto, dificilmente o tempo frio brasileiro é considerado um inverno rigoroso. As temperaturas não são tão baixas e normalmente não se vê um fator essencial: neve.

Entrada de Gramado-RS coberta de neve. Foto: G1.COM
Mas quem pensa que não é possível ver os famosos flocos de neve no Brasil está muito enganado. Nós do Sportsbook Time separamos pelo menos 5 cidades de nosso país onde é possível encontrar esse fenômeno. Mas já deixamos avisado, é preciso ter sorte:
1 – Cambará do Sul (RS)
Conhecida pelos belos cânions do Parque Nacional, como o Itaimbezinho, a cidade fica próxima da divisa com Santa Catarina, a 1.031 metros de altitude. A temperatura mais baixa já registrada por lá foi de -7,2ºC, em julho de 2000.
2 – Canela (RS)
Um dos principais destinos turísticos gaúchos, conta com a bela Catedral de Pedra. Outro ponto para visitar é o Parque Estadual do Caracol. A temperatura mínima média é de 7,3ºC em julho. Geadas são frequentes, e as nevascas acontecem às vezes, quando fazem a alegria dos turistas.
3 – São Joaquim (SC)
Ela disputa o título de cidade mais fria do país com Urubici e Urupema, ambas também em Santa Catarina. A cidade na serra catarinense fica a 1.360 metros de altitude e tem mínimas médias de 6ºC durante o julho. A menor temperatura já registrada na cidade foi de -9ºC, em julho de 2000. Nesse ano já nevou por lá, e a cidade registrou mínimas de até -2°C no mês de julho.
4 – Urubici (SC)
No páreo para ser a cidade mais gelada do Brasil, Urubici está a 915 metros de altitude, na serra catarinense. Já nevou por lá na última semana e a temperatura chegou a -1ºC.
5 – São José dos Ausentes (RS)
Uma das cidades mais frias do Rio Grande do Sul, São José dos Ausentes está perto da divisa com Santa Catarina. Por lá fica o ponto mais alto do estado, o Pico do Monte Negro, com 1.403 metros de altura. A cidade teve uma nevasca intensa em 2013, quando os flocos caíram por mais de sete horas.
Foto de capa: Gramado Post